terça-feira, 29 de novembro de 2011

PROBLEMA, sinal de OPORTUNIDADE à vista...


                   Olá queridos leitores...rs. Essa semana terminei de ler o livro PROBLEMAS, OBA! de Roberto Shiyashiki.  Já li todos os livros que o Roberto publicou. Livros que sempre me ajudou de alguma forma conforme o que vivia naquele momento. Quem me apresentou esse excelente escritor, terapeuta, palestrante, professor e outras mais ocupações foi meu professor Crispim da faculdade. Sou agradecido por isso. Mas vamos falar dessa obra.
             Problemas, Oba!, trata de uma questão óbvia, todos enxergam o problema porém, somente um ou alguns consegue perceber e apontar a solução. É a OPORTUNIDADE e a atitude que Roberto quer alertar e despertar no leitor (tanto cabe para pessoa física ou jurídica). Problemas sempre existiram e quem tiver a melhor solução e conseguir potencializar este (ter ganho monetário com isso) pode ficar rico. Ou apenas apontar a solução sem qualquer intenção de gerar renda, ter como ganho e a satisfação de ter usado seu talento em benefício ao próximo.  
            Veja a empresa GOOGLE, resolveu o problema de muitas pessoas sobre busca de qualquer assunto na internet e hoje, é a empresa mais valiosa no mundo. Os irmão Villas Boas, resolveu os problemas dos índios, conseguindo terras para que as tribos não fossem extintas em nosso país, o XINGU. E assim, para cada problema que aparece, quase sempre gerado pelo Homem, há uma solução basta apenas encontrar quem tem a disposição para resolver. Basta saber quem quer pegar essa OPORTUNIDADE.
                   Lendo o livro, lembrei de um pequeno texto interpretado pelo Morgan Freeman, no filme A VOLTA DO TODO PODEROSO, onde ele fala da OPORTUNIDADE na forma religiosa sem entrar em religião: (abaixo vídeo do trecho mencionado)
                                                             trecho do filme: A VOLTA DO TODO PODEROSO

                Para encerrar, uma história contada no livro que pode parecer com um problema que você, que lê este, teve quando criança.
                                            
Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - "pai, começa o começo!". O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos.
Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas "tangerinas" são outras. Preciso "descascar" as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, ificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis...
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para "começar o começo" era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
"Pai, começa o começo!". Ele não só "começará o começo", mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: "Pai, começa o começo!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário